terça-feira, 18 de novembro de 2014

Goleador do Fayal Primeiro Premiado Pelas Rádios


Tiago Manuel Borges Oliveira (Caçolha) sempre gostou da baliza, e, aos 26 anos de idade, isso é cada vez mais visível.
No inicio do seu percurso foi guarda redes da equipa de Infantis do Grupo Desportivo da Feteira, mas não era bem isso que pretendia no futebol. Não se sabe bem quem foi o responsável, mas na época seguinte passou a jogar na posição que mais gosta—ponta de lança.
“Eu gosto é de estar perto da baliza”, disse Caçolha. Como quase todos sabem os guarda redes e pontas de lança andam os dois na frente dos postes, o ponta de lança de 26 anos esclareceu: “mas eu gosto é de estar perto da outra baliza (aqui deduz-se que é a baliza adversária)”.
Os factos suportam essa ideia: 10 golos marcados em 10 jogos, cerca de 60 por cento dos 17 golos marcados pelo seu actual club—Fayal Sport Clube. E os únicos jogos em que ficou em branco esta temporada foram o da 1ª volta contra o Vitória Futebol Clube de São Roque do Pico no Estádio D´Alagoa e na vitória caseira (1-0) contra o Grupo Desportivo Lajense. Mas marcou o único golo da vitória em São Roque e marcou também no empate da 1ª volta (2-2) nas Lajes do Pico.

Como os golos que marcou, vários deles em Outubro, colocaram os verdes na liderança da prova de abertura e quase selaram o campeonato da mesma a duas jornadas do fim, Caçolha foi o primeiro jogador dos Séniores da Associação de Futebol da Horta a vencer o prémio “Melhor Jogador do Mês”, criado esta época e atribuído em parceria pelas emissoras Rádio Montanha das Lajes do Pico e Antena 9 do Faial.
No dia 2 do corrente recebeu o premio das mãos de João Avila, locutor da Antena 9, e, mais ou menos 20 minutos depois, mostrou que tinha sido o justo vencedor colocando o Fayal a vencer o Angústias Atlético Clube por 2-0. Um jogo que acabou com o Fayal a vencer por 2-1, mas que depois perdeu por 3-0 dado a falta do atestado de medicina desportiva de um jogador. Mesmo assim, o Fayal venceu a Taça AFH com seis pontos a mais que o Vitória e Atlético (19 pontos cada).
Este tipo de performance agudiza a cobiça dos outros clubes e os convites surgem com naturalidade. Neste momento há interesse do Futebol Clube dos Flamengos, um dos representantes da AFH na Liga Meo Açores, dado a sua estrutura de 1,85 metros, 89 quilos, boa velocidade, remate forte e certeiro, e a sua experiência de cinco épocas na extinta Serie Açores do Campeonato Nacional da III Divisão.
Embora já tenha passado pela equipa do Vale por duas vezes na tal Série Açores, será difícil voltar para lá esta época.
“Eu sinto-me bem aqui (Fayal)”, disse Caçolha. E adiantou que o grupo está forte e muito solidário com o colega Pedro Soares, cuja situação pessoal é bastante difícil e forçou-o a interromper a prática do futebol durante um período indefinido, por isso “eu gostava de dedicar este prémio ao Pedro”.
Camisola de Pedro Soares
  Texto de  Fernando Brum
  Fotos de Cândido Faria
 Novembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário